quinta-feira, 31 de julho de 2008

Paredes de Coura: mais um festival

O Festival de Paredes de Coura, o mais «verde» dos festivais portugueses, arranca esta quinta-feira, na praia fluvial do Taboão, com o primeiro concerto dos Sex Pistols em Portugal.

O evento promete, assim, fazer história, sendo esperada uma enchente para ouvir a banda, que regressou aos palcos o ano passado, numa digressão que comemora o 30º aniversário de «Never Mind The Bollocks… Here´s The Sex Pistols», que, em 1975, foi o gatilho para a revolução punk no Reino Unido.

De acordo com o Diário de Notícias de hoje, a venda de bilhetes confirma as enchentes da digressão, para ouvir Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock, que, no anfiteatro natural do festival, voltam a interpretar os temas do único álbum da carreira dos Sex Pistols, como «Anarchy in the UK» ou «God Save The Queen».

O grupo original, com Sid Vicious, separou-se em 1978, após uma digressão pelos EUA, mas os três anos da sua curta vida foram suficientes para abalar os bons costumes, através de actuações violentas e palavras de ordem politicamente incorrectas. Já sem Sid Vicious, que morreu de overdose, voltaram a juntar-se em 1996, 2003 e 2007.

Para o festival minhoto, em ambiente rural, a banda deu «algum trabalho» relativamente às suas preocupações com a segurança, exigindo um carro topo de gama, que os transportará do Porto, onde estão secretamente hospedados, até ao evento. «Continuam com atitude punk, são estrelas do rock ´n´roll», afirma José Barreiros, da Ritmos.

Fonte: Diário Digital

Sem comentários: