sábado, 5 de julho de 2008

Mais Irão... proibido!

A venda da famosa boneca Barbie foi proibida no Irão. A mesma falta de sorte têm Batman, o Homem-Aranha e Harry Potter. A ideia partiu do aiatolah Ghorbam Alí Dori-Nayafabadí que, numa carta dirigida ao vice-presidente Parviz Davudí, solicitou medidas enérgicas para evitar o efeito nefasto destes bonecos e personagens sobre as crianças e a juventude iraniana.

Entretanto, tentaram lançar uma rival iraniana da boneca Barbie, a Fulla, mas mais arredondada e menos definida, vestida como uma tradicional mulher muçulmana. Foi um flop que os especialistas atribuem à total falta de sex appeal da boneca. Mas, mesmo sem alternativas, o site da Barbie foi bloqueado, a venda da boneca restringida, assim como de outros símbolos do mal ocidental e, sobretudo, americano.

Eu, por mim confesso: não sou grande apoiante do conceito Barbie (quando era miúda a boneca chegava mesmo a irritar-me: era alta, loira, cabelos compridos, olhos azuis, tinha roupas que nunca mais acabavam, jipe, mota, descapotável, cão, cavalo, enfim, era perfeita!), mas ela e eu cabemos neste mundo...

Este Irão tem muito que se lhe diga! Olha a "sorte" de nascer lá? Livra!

Fonte: Revista Máxima, Junho 2008

1 comentário:

Peter of Pan disse...

Eu não queria era viver num país que tem um ai-a-tola com aquele nome...