quarta-feira, 2 de julho de 2008

Literatura

Terminei o livro que estava a ler - O Princepezinho (Antoine de Saint-Exupérry) - e tive que escolher um novo. Apeteceu-me ler qualquer história que já tivesse dado origem a um filme. Gosto de ver filmes baseados em obras e depois ler o livro (ou vice-versa). Gosto de tentar estabelecer paralelismos entre ambas as histórias.

Por exemplo, li e vi A Casa dos Espíritos - escrito pela Isabel Allende - e curiosamente gostei mais do filme do que do livro. Outro exemplo mais recente, li e vi O Código Da Vinci - escrito pelo Dan Brown, e gostei mais do livro do que do filme.

Já vi a saga O Padrinho - de Mario Puzo - e por isso decidi ler o livro. Vamos ver a conclusão vou chegar.

Mas posso dizer-vos que tenho uma nova publicação, que adquiri há dias, já na calha para ler. O Pecado de Darwin, escrito por John Darnton.

O Pecado de Darwin leva-nos à Inglaterra Vitoriana para nos revelar os segredos que rodeiam a vida e a obra do cientista britânico Charles Darwin, num romance que, além de combinar harmoniosamente factos históricos e ficção, responde a questões como: o que levou Darwin a formular a teoria da evolução? Porque demorou vinte e dois anos a publicar A Origem das Espécies?


Ao longo desta obra, Darnton reescreve a verdadeira história de Darwin, sob três perspectivas diferentes: a do próprio explorador enquanto jovem, a da sua filha Lizzie e a dos investigadores Hugh Kellem e Beth Dulcimer, cuja obsessão pelo naturalista (e um pelo outro) os leva muito além de uma mera investigação académica. Ao descobrirem os diários e as cartas de Lizzie, Hugh e Beth encontram um capítulo oculto da biografia de Darwin, que vai revelar inúmeros segredos, nos quais reside o nascimento da teoria da evolução.

Resta saber, se quando terminar O Padrinho, é mesmo este que me vai apetecer ler!

Fonte: webbom

Sem comentários: