sexta-feira, 4 de julho de 2008

Narcisista... eu?!

Pois bem, um dia destes no café, no seio de um grupo de colegas, uma colega chamou-me Narcisista. Baseada em quê? Num porta-chaves, QUE ME FOI OFERECIDO, que tem o meu nome. Rimos com a situação e com as piadolas que atirei para o ar, para justificar ser aquele objecto a transportar as minhas chaves do serviço.

Mas depois, pensei no conceito e começei a ter algumas dúvidas, se não seria de facto Narcisista. Não pelo "chavómetro" ter o mesmo nome que eu, mas porque pensei: ok! Gosto de andar arranjada (logo, olho-me ao espelho com alguma atenção); considero-me espirituosa (riu-me das minhas próprias piadas); gosto de estar rodeada de pessoas e estar sempre em contacto com elas (sou assumidamente "high-profile")... é melhor ir pesquisar o assunto!

E encontrei a seguinte explicação:

"Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.

A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento.

Freud acreditava que algum nível de narcisismo constitui uma parte de todos desde o nascimento [1].

Andrew Morrison afirma que, em adultos, um nível razoável de narcisismo saudável permite que um indivíduo equilibre a percepção de suas necessidades em relação às de outrem [2].

Os termos "narcisismo" e "narcisista" são frequentemente utilizados como pejorativos, denotando vaidade ou egoísmo."

Ora, tendo em conta a utilização que é dada aos termos, fico outra vez na dúvida: sou vaidosa, mas de todo egoísta. Afinal, sou ou não Narcisista?!


1 - Freud, Sigmund, Narcisismo: Uma Introdução, 1914
2 - Morrison, Andrew. Shame: The Underside of Narcissism, The Analytic Press, 1997


Fonte: Wikipédia

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Gostar de si mesmo não é um defeito, é uma obrigação. No meu caso, então, seria impossível eu resistir a um rafeiro tão jeitoso e fofinho! ;)

nuno medon disse...

olá! De narcisismo não percebo nada...lol...Aqui chove...o carro ainda está na oficina a ser lavado..vai ser entregue amanhã e ainda bem, porque é da maneira que o carro não se mancha pelo caminho. Pode ser que o tempo amanhã esteja melhor! beijos e um bom fim de semana!

Sorrisos em Alta disse...

Então não és Gabriela?

Luis disse...

se não gostarmos de nós quem vai gostar???