sexta-feira, 25 de julho de 2008

Invasão de medusas é um sinal de que o Mediterrâneo está em perigo!

O fenómeno não é inédito, mas a enorme concentração de medusas na costa das ilhas Baleares está a preocupar cada vez mais os especialistas. O aviso está dado - as águas do mediterrâneo estão doentes.

A actividade humana, dizem os cientistas, é a principal causa para o mau-estado do Mediterrâneo. Um grupo de especialistas Greenpeace e cientistas do instituto espanhol de ciências marinhas estão a fazer o diagnóstico das águas e os sinais não são nada animadores.

Da observcação realizada nas últimas semanas a bordo do navio Artic Sunrise da organização ambientalista, verificou-se a presença crescente de medusas na região das Baleares, denunciando desequilíbrio ecológico latente.

Os especialistas alertam para o facto de a proliferação destas criaturas marinhas estar relacionada, não só com a diminuição dos seus predadores naturais (como o atum e as tartarugas), mas também com a contaminação das águas com fertilizantes.

É frequente a invasão de medusas nas praias espanholas e até nas algarvias. Por diversas vezes as autoridades são obrigadas a proibir os banhos. Para os mais incautos, um encontro imediato com estas criaturas resulta em picadelas dolorosas, que provocam reacções alérgicas graves.

Se forem a banhos para estas bandas, acautelem-se!

Fonte: DN

Sem comentários: