terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Óctuplos...?!

Bellflower, Califórnia, 27 Jan (Lusa) - Uma mulher deu à luz oito bebés, na Califórnia, encontrando-se todos em estado "estável", segundo a equipa médica responsável pelo parto que constitui o segundo caso de óctuplos nados vivos na história da medicina norte-americana.

Os seis rapazes e duas meninas, cuja mãe quer permanecer anónima, nasceram nove semanas antes de tempo, de cesariana, num hospital de Bellflower, a 30 quilómetros a sudeste do centro de Los Angeles, num parto que mobilizou 46 profissionais e quatro salas."Hoje (segunda-feira), vivemos um dia sem precedentes e pleno de excitação (...) quando a nossa equipa de 46 médicos, enfermeiras e terapeutas pôs no mundo oito bebés, todos nados vivos e muito vigorosos", afirmou Karen Maples, ginecologista-obstetra do hospital. Maples adiantou que os bebés são prematuros e que pesam entre 820 gramas e 1,54 quilogramas.

Apenas setes dos bebés tinham sido detectados através de ecografia, tendo o oitavo sido um "choque", segundo a médica, que referiu que a cesariana durou apenas cinco minutos.De acordo com o médico Mandhir Gupta, chefe da unidade de neonatologia do hospital, "todos os bebés (...) estão actualmente na unidade de cuidados intensivos, e encontram-se em estado estável".

O grupo proprietário do hospital emitiu um comunicado no qual garante que se trata do segundo caso de nascimento de óctuplos vivos nos anais da medicina dos Estados Unidos. Se todos sobreviverem será um caso sem precedentes.O primeiro nascimento de óctuplos, nos Estados Unidos (seis meninas e dois rapazes), registou-se em Houston, Texas, em 1998. Uma das meninas morreu uma semana após o nascimento. Os sete restantes estão ainda hoje vivos.

Fonte: Lusa

Sem comentários: