terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A bloguista mais velha do mundo

Chama-se María Amelia, é natural de Muxía, Espanha, tem 97 anos e é a bloguista mais velha do mundo. A aventura na web começou em Dezembro de 2006 quando no dia do seu aniversário o neto a presenteou com um blogue. Dois anos depois, a idosa é uma verdadeira estrela da blogosfera, com mais de 400 visitantes diários.

Sob um fundo cor-de-rosa, os textos de María Amelia são escritos em tom descontraído e falam desde a sua vida a temas da actualidade. A auxiliar nas novas tecnologias está permanentemente o neto, que põe por escrito as dissertações da avó e ajuda a responder às dezenas de e-mails que a idosa recebe diariamente.Vindos de países tão distintos como Espanha, México, Japão, Canadá, Austrália e Reino Unido, cerca de um milhão e meio de internautas já visitaram o blogue. "A minha vida mudou... agora posso comunicar com o mundo inteiro", explica María Amelia na apresentação da página.

A fama é tanta que em Fevereiro de 2008 a bloguista foi convidada a conhecer pessoalmente o primeiro-ministro Espanhol, José Luís Zapatero. Socialista assumida desde os 16 anos, Amelia descreveu com emoção o encontro na sua página: "Foi encantador. O povo quere-lo por causa da sua transparência e forma de comunicar. Gostava de ter falado mais com ele mas a emoção era tanta que fiquei sem palavras. Foi um orgulho ser alvo desta delicadeza".Sobre o objectivo do seu blogue, María Amelia explica que "serve para se entreter, comunicar com o mundo e animar todos os idosos que utilizem a Internet". E deixa o desafio: "Os familiares dos idosos podiam fazer um esforço para ensiná-los. Assim estes poderiam conhecer gente diferente e aprender coisas novas todos os dias. A mim tirou-me vinte anos de cima."

Bem, a fazer fé nesta experiência, vamos todos sentirmo-nos mais novos!

fonte: aeiou.expresso.pt

Sem comentários: