O fenómeno não é inédito, mas a enorme concentração de medusas na costa das ilhas Baleares está a preocupar cada vez mais os especialistas. O aviso está dado - as águas do mediterrâneo estão doentes.
A actividade humana, dizem os cientistas, é a principal causa para o mau-estado do Mediterrâneo. Um grupo de especialistas Greenpeace e cientistas do instituto espanhol de ciências marinhas estão a fazer o diagnóstico das águas e os sinais não são nada animadores.
Da observcação realizada nas últimas semanas a bordo do navio Artic Sunrise da organização ambientalista, verificou-se a presença crescente de medusas na região das Baleares, denunciando desequilíbrio ecológico latente.
Os especialistas alertam para o facto de a proliferação destas criaturas marinhas estar relacionada, não só com a diminuição dos seus predadores naturais (como o atum e as tartarugas), mas também com a contaminação das águas com fertilizantes.
É frequente a invasão de medusas nas praias espanholas e até nas algarvias. Por diversas vezes as autoridades são obrigadas a proibir os banhos. Para os mais incautos, um encontro imediato com estas criaturas resulta em picadelas dolorosas, que provocam reacções alérgicas graves.
Se forem a banhos para estas bandas, acautelem-se!
Fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário