segunda-feira, 25 de maio de 2009

O primeiro de muitos passeios

Este fim-de-semana trouxe-me uma experiência inesperada. Fui conhecer MONSARAZ. Apaixonada! Foi como fiquei. Rendi-me à paisagem. De cortar a respiração. Absorvi muito do silêncio que nos é oferecido, rasgado apenas por sons longíquos de rebanhos e dos pássaros que planam nas correntes de ar. A Vila dentro das muralhas, é absolutamente maravilhosa. O branco acompanham-nos em todas as ruas. O caminho feito pelas pedras fazem-nos pensar em quem as colocou há tantos, tantos anos... Vale a pena a visita! Recomendo-vos vivamente!

Para saber um pouco mais sobre esta maravilha, deixo-vos aqui o resultado de uma pesquisa sobre MONSARAZ.

"Monsaraz é uma freguesia portuguesa do concelho de Reguengos de Monsaraz, com 88,29 km² de área e 977 habitantes (2001). Densidade: 11,1 h/km².

Antiga sede de concelho, transferida pela primeira vez em 1838 e definitivamente em 1851 para a então vila de Reguengos de Monsaraz, hoje cidade. É importante não confundir Reguengos de Monsaraz com Monsaraz. São duas localidades distintas separadas por cerca de 15 quilómetros.

A vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor. O primeiro foral veio a ser concedido por D. Afonso III, em 15 de Janeiro de 1276. O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu.

Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos.

Tem como Presidente desde 2005, Jorge Miguel Martins Berjano Nunes, um dos mais jovens autarcas do Pais, eleito com apenas 24 anos.



Em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal."






4 comentários:

Miepeee disse...

E lindo sim, ja la estive ha algum tempo. Excelente programa :)

Peter of Pan disse...

Já lá fui e posso corroborar a tua opinião. Realmente, uma localidade muito agradável.

Tá-se bem! disse...

Parece que nesse dia vou estar a ver fogo de artificio por outras bandas... parece... ehehehehe

Beijocasss :)

acatar disse...

já lá estive tb. o alentejo em grande :)